quinta-feira, 25 de junho de 2009

O surgimento dos Blogs e suas verdadeiras funções


Através do site Wikipédia os Blogs surgem em 1994 quando o Brasil nem sonhava com a internet e com seu posterior advento. Esses primeiros Blogs pareciam mais páginas da internet posto que relatavam mais a vida pessoal das pessoas funcionando como um verdadeiro diário on-line .
Mas, para entendermos como surgiram os Blogs precisamos voltar ao ano de 1997 quando Jorn Barger criou uma ferramenta que seria a nascente ou origem do que seria o blog o famoso Weblog. A popularização dos blogs se deu em 1999 quando vários Websites começaram a servir serviços de hospedagem e criação.
Porém, até o ano de 2002, o termo não passou de ser algo específico do meio da Internet para se introduzir na sociedade e ser inclusive objeto de pesquisa e fenômeno social.
Falamos do histórico do blog, contudo o que é um Blog?
É muito fácil de responder essa pergunta um Blog nada mais é do que a combinação entre texto, imagens e links, dando um sentido ao assunto que você irá abordar ou temática que você pretende trabalhar diante dos seus textos. É claro, que vários blogs seguem linhas de diferentes tipos de pensamentos e temáticas. Mas também, há aqueles que abordam vários temas dando uma visão bastante híbrida.
Há de ressaltar que os blogs apresentam sistemas de criação e edição bastante diferenciados um dos outros dando assim uma interface que chama a atenção em alguns casos. Essas interfaces são escolhidas de internauta para internauta, porém cuidado internauta às vezes a interface escolhida é tão bonita que o conteúdo deixa de ter sua função central implicando numa proposta de não leitura e somente de estética.
A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.
Com o advento da Web 2.0 os blogs se tornaram formas de publicação, neste caso uma evolução do que eram antes as páginas pessoais. Com o passar do tempo sua aplicação e definição foi crescendo para outros campos como são as notícias, opiniões...
Um blog se define como uma web que se atualiza de uma forma periódica, onde cronologicamente vão aparecendo artigos de diversos tipos, desde opiniões a notícias, truques, receitas e em geral todo tipo de temáticas. Outra característica dos blogs é que os artigos publicados, que costumam se chamar "Post" (o plural seria posts) aparece os mais novos primeiro na página. Ou seja, segundo se publica algo aparece no portal em primeiro lugar e à medida que se publicam novos artigos, se colocam os primeiros deslocando os mais antigos para baixo.

Habitualmente, cada blog está dedicado a uma temática em concreto, porém pode haver alguns de vários temas misturados (caso dos blogs pessoais). Com o conhecimento em HTML você e outras ferramentas de web permitirão que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs.
Foi através do site que o jornal O Cidadão criou o seu blog para que suas informações chegassem não só ao público da favela da Maré, mas também pudesse informar ao mundo de como se dá um jornalismo comunitário em regiões que a mídia não atende ou não entende a realidade com a complexidade a qual deveria entender. Mostrando suas mazelas, seus principais métodos de sobrevivência e claro mostrando o dia a dia de pessoas que conseguem sobreviver na “Lei da Selva”.

Um comentário:

Nicole Ayres disse...

Interessante a história dos blogs!
Bem legal seu espaço, gostei!

Seguindo!
Abraços!

http://vivereler.blogspot.com/