segunda-feira, 30 de março de 2009

A ERA MTV


A mídia canônica desta vanguarda é a MTV (Music Television), canal de televisão por assinatura internacional lançado nos EUA em 1981 e que, por suas produções próprias e pela seleção de vídeos que fazia, disseminou e consolidou novos gostos para as gerações seguintes. Por este motivo, determinados autores, como o marxista estadunidense Fredric Jameson, também se referem ao fenômeno como "Estética MTV".
A estética videoclipe influenciou outras manifestações audiovisuais, como a produção de TV, Cinema e videoarte. Vários diretores de videoclipes viraram diretores de cinema e TV. Um dos primeiros foi o inglês Derek Jarman, que fez clipes para os Pet Shop Boys, os Smiths e Marianne Faithfull, entre outros, realizou filmes inovadores na década de 1980.
Ex:videoclipe da canção Bizarre Love Triangle, da banda inglesa New Order, que entremeia imagens em movimento e estáticas de cenas urbanas (luzes néon e de postes, automóveis, pessoas caminhando nas ruas, em aeroportos e em pontes sobre o Tâmisa) com situações oníricas: pessoas engravatadas em queda livre contra um céu azul ao fundo.
Na década de 80 o videoclipe realmente se consolidou. Nessa época os clipes quase sempre mostravam apenas a banda tocando seus instrumentos em playback e pequenas variações de cenários e lugares marcavam essas realizações.
Nos anos 90 o formato foi mudando e se desenvolvendo. Já havia diretores especializados em clipes vindos da publicidade e que dominavam muito bem os recursos técnicos do audiovisual. Os clipes passaram a ter uma preocupação estética muito grande. Entre outros casos, fotógrafos experientes e consagrados perceberam o alcance e a visibilidade que os clipes poderiam ter e também migraram para essa área.
Hoje, nos anos 2000, os clipes chegaram a um ponto interessante. Em alguns casos podem ser considerados como “verdadeiros filmes”. Os músicos deram lugar a atores e as “historinhas” que quase sempre ilustravam a letra da música foram substituídas por narrativas elaboradas.

Um comentário:

Gabriela Barbosa disse...

Olá,Pablo!!!Pois é...a MTV chegou no Brasil em 1990.Eu tinha 6 anos,mas me lembro muito bem disso.E era um canal aberto,o canal 13,onde hoje é a Record.Como curto rock desde as fraldas,lembro que só passava clipes desse estilo musical.Já hoje em dia,há clipes de todos os gêneros.A MTV perdeu a cara antiga que tinha!Acho que as coisas estão muito "teens" agora!É por isso que eu digo:"A MTV é o Ensino Médio e o Multishow,a faculdade".Bacana seu blog!Visite o meu quando puder!

Gabriela