segunda-feira, 30 de março de 2009

Videoclipes


Quando mencionamos o tema videoclipes alguns questionamentos devem ser levados em consideração para sim tecermos um opinião sobre esse tipo de entretenimento que veio nos ajudar a entender e a refletir também sobre a maneira como se faz música mas também nos corroborar para um melhor entendimento sobre os assuntos que envolve grande parte da nossa sociedade.
O videoclipe é um curto suporte eletrônico( analógico ou digital).Devido à preponderância quase total dos vídeos musicais e publicitários na produção mundial de vídeos curtos, e porque os vídeos publicitários têm uma designação própria, durante algum tempo "videoclipe" foi quase sinónimo de vídeo musical, mas com o advento da internet de banda larga e a difusão de ficheiros de vídeo através dela, a palavra tem vindo a regressar ao seu sentido original.
Nos dias atuais, os estudiosos do "videoclipe musical", já identificam como o começo desse tipo de vídeo na década de 1950, como as cenas de Gene Kelly em Cantando na Chuva de 1952 e Elvis Presley em Jailhouse Rock de 1957.
O videoclipe começou a ser amplamente ultilizado a partir da anos 1960, pela banda The Beatles, pois não podiam ir a todos os lugares para que se apresentassem ao vivo, daí gravavam-nos cantando e então passavam a ser exibidos na televisão. Mais tarde, os vídeos da banda começaram a já tomar forma similar aos de hoje.
Os elementos básicos constituintes do videoclipe são a música, a letra e a imagem, que, manipulados, interagem para provocar a produção de sentido.
Os aspectos (características) de como estes elementos são construídos incluem a montagem, o ritmo, os efeitos especiais (visuais e sonoros), a iconografia, os grafismos, e os movimentos de câmera, entre outros.
A montagem é o processo de justaposição de imagens diferentes filmadas separadamente. A mudança de uma imagem para outra é chamada de "corte", e cada intervalo entre um corte e outro recebe o nome de "plano". Na montagem de videoclipes, este intervalo costuma ser muito curto. A iconografia diz respeito à origem das imagens usadas como referência cultural, ao repertório visual utilizado no clipe. Muitos videoclipes fazem referências a figuras de
outras expressões culturais, como a literatura, o teatro, as artes plásticas e o cinema, entre outros. Às vezes esse tipo de referência é feito sob a forma de paródia ou pastiche.
O grafismo é a introdução de elementos gráficos, como tipografia (letras e algarismos), desenhos, animações e formas geométricas, ou quaisquer elementos não-filmados, na imagem final.

Um comentário:

Gabriela Barbosa disse...

Olha!!!Você é bem didático para explicar as coisas e isso é bom!Já pensou em fazer mestrado e lecionar na faculdade de jornalismo??

Quanto aos clipes,apesar de tanta modernidade,sinto falta daquelas montagens do Raul Seixas no "Fantástico".Eu sou velha,hein...