domingo, 3 de maio de 2009

As Heurísticas


Heurísticas é indicado para a busca de grandes e pequenos problemas de usabilidade.Mas, para que isso ocorra é necessário que haja um jugamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces humano-computador.Logo o papel do avaliador está em identificar problemas e ocorrelacioná-los as heurísticas, não sendo assim, de sua responsabilidade propor soluções para as dificuldades encontradas na interface.
As Heurísticas nasceram de um estudo desenvolvido por Nielsen e Molich, em 1990 com o intuito de estudar a eficácia de treinar estudantes de ciência da computação para avaliar a usabilidade.São elas:
1)Usar linguagem simples e natural;
2)Minimizar carga de memória do usuário;
3)Ser consistente;
4)Prover feedback;
5)Prover saídas bem indicadas;
6)Possibilitar uso de atalhos;
7)Falar a linguagem do usuário;
8)Apresentar boas mensagens de erro;
9)Prevenir erro;
Outros autores têm desenvolvido estudos visando determinar heuríticas específicas para contextos de uso determinados.Cinco pessoas avaliam as heurísticas para assim desenvolver um melhor estudo identificando um maior número de problemas e, ainda, proporcional ao número de indivíduos.

Nenhum comentário: